quinta-feira, 6 de março de 2008

Á DESCOBERTA DAS CORES DA NATUREZA




Conforme anunciei no "Preâmbulo" deste "blog", o objectivo do mesmo, é divulgar áqueles que por aqui queiram dar uma "espreitadela", as actividade realizadas ou a realizar, em plena Natureza, com particular relevo para as que eu organize ou participe. Pois só deste modo, poderei senti-las e transmiti-las com o rigor que consiga, através das palavras "escritas" e da reportagem fotográfica, para tentar "seduzir" os que, ainda não descobriram a poderosa "terapia" da mãe Natureza.
Como também já referi noutro artigo, há várias actividades e eventos que podem servir de pretexto para irmos ao encontro das maravilhas que estão tão próximas de nós, mas, que muitos teimam em achar que estão tão longe.
O pedestreanismo, a canoagem, a caça, a pesca, as actividades hípicas, o cicloturismo, o atlestismo, os simples passeios no campo ou a "caça" fotográfica, são simples actividades (entre outras) que podemos disfrutar e usá-las como pretexto para "nos perdermos na paisagem".
Jamais aceitarei actividades como os "rallys" e provas "TT", ondem entrem jipes, motos e motos 4 x 4, como actividades aceitáveis e dignas de "tocarem" na natureza. Além do consumo evitável de recursos escassos (combustíveis) que esbanjam, e que todos nós acabamos por pagar a factura, estas actividades, quer sejam organizadas por Associações "anti-Ambientalistas" ou efectuadas isoladamente, levam aos animais selvagens o terror, retirando-lhes o sossego e a tranquilidade natural, destruindo também os caminhos, trajectos e veredas. Aceito-as como invasões violentas do espaço rural e faunístico, nada tendo a ver com o espírito conservador que se pretende. Sobre este assunto, publicarei brevemente um artigo chamado "Deixem o monte em paz", já que com a chegada da Primavera que vem "vestir" o monte com um "novo traje", estes "intrusos" tendem em aumentar a sua actividade.
Mas voltando ao tema inicial, e porque nem só a mais "ancestral arte" (a caça), é a única que pratico, em sintonia com a natureza (ver poema "Sou Caçador"), quero divulgar outras que também vou efectuando além do "hobby" normal, de alimentar os animais selvagens (dentro da minha área de intervenção) e de criar condições de alimento, como as culturas e sementeiras para as espécies cinegéticas.
No dia 20 de Abril, far-se-á um percurso pedestre, que chamarei "A rota do caçador". Este fim de semana, irei medir o trajecto, que já está escolhido "na minha mente" para o poder divulgar com maior rigor, aos possíveis interessados em participar nele.
Prometo um percurso bonito, por terras por mim muitas vezes "palmilhadas", não só atrás das perdizes, mas também a levar alimentação às mesmas, e aos outros animais como as lebres, veados e Javalis.
Depois do dia 20 de Abril, aqui "postarei" para vós, as fotos e artigo que pretendo efectuar, sobre o mesmo.
Quem tiver oportunidade de participar, não deve deixar de o fazer, porque pode realmente valer a pena. Assim que tiver o panfleto pronto, aqui o mostrarei.
Até já!

Sem comentários: